Albertina Prates, artista visual, mistura natureza e fantasia com "Cheiro de Jardim"

Curadoria Lu Mori

Afundar a mão num cesto de grãos, catar conchas na praia, dormir mais 5 minutos, sentir o cheiro do jardim... algumas sensações são viscerais, e, deliciosamente, parecem restaurar o prana de todo o corpo. Como se aqueles 5 minutinhos a mais de sono valessem por 2 horas de sono pesado. Cada um tem seus próprios pequenos prazeres. E são preciosos pequenos prazeres que estão presentes em "Cheiro de Jardim" - exposição de Albertina Prates, aberta a partir de 23 de julho. 

O meu corpo é um jardim, a minha vontade o seu jardineiro.
— Shakespeare

O cheiro das flores da manhã, da terra molhada pela chuva da tarde, da dama-da-noite sob o luar. Nesta exposição a artista representa em pinturas uma experiência sinestésica composta por seres fantásticos que se misturam com naturalidade às paisagens, plantas e animais. Um imaginário livre onde o corpo protagoniza.

"Fauno", pintura da artista que integra a exposição Cheiro de Jardim

"Fauno", pintura da artista que integra a exposição Cheiro de Jardim

Em contraste aos tempos robotizados e acelerados que vivemos, a arte de Albertina Prates nos permite reencontrar a conexão entre o Humano, o Natural e o Divino, relembrando que estes não são três entes cósmicos distintos, e sim a unidade divina e natural do homem. O resgate do Divino e da forma humana clássica permeia a obra com sutileza, dispensa o viés religioso, mas mostra que existem forças agindo independentemente de nossas crenças pessoais. Como se dissessem: "teu Fauno viverá entre as flores que plantares".

Dia 23 de Julho. Venha ver de perto!

Participe do Sarau de Inverno, dia 23, no Hotel Torres da Cachoeira, e venha celebrar a abertura da exposição "Cheiro de Jardim", de Albertina Prates, que acontece logo após a performance em tecido acrobático da artista circense Potyra Najara. Durante a vernissage, que acontece das 18h30 até às 20h, teremos lançamento de outras exposições de arte, e show com a cantora carioca Bruna Prado. Entrada franca.

Coloque seu nome na lista de convidados