Luciano Blanck e Giliard de Souza expõem no Hotel Torres da Cachoeira

- Photo e Curadoria de Bruno Sampaio & Lu Mori

Esta exposição reúne trabalhos de dois ceramistas catarinenses que se expressam tendo como matéria prima o barro vermelho, também utilizado pelos artesãos e oleiros da Ilha. 


Luciano Blanck, que esteve presente no Sarau de Inverno 2016 com as esculturas dos Pescadores, fruto de sua interação com os pescadores de Garopaba, está de volta este ano com obras que compõem a série Urban@. O foco de seu interesse é ainda o ser humano, e suas  esculturas, com tom expressionista, revelam forte sintonia com o mundo que o cerca. Entre os tipos urbanos representados na exposição estão o Estilista, o Beat Maker, a DJ, o Motoqueiro, o Esportista. Colhidos no múltiplo cenário urbano, os bustos evidenciam o signo de sua atualidade, e o barro vermelho ganha detalhes coloridos, revelando ao mesmo tempo um olhar despretensioso e solidário. 


Representando a arte Naif, o ceramista Giliard de Souza - oficineiro responsável pelo workshop de modelagem em argila - traz um acervo de esculturas que transitam entre diferentes ícones da cultura popular. A trajetória de Gili de Souza o colocou desde jovem em contato com o artesanato e o folclore regional. Nesta coleção o ceramista apresenta esculturas que representam peixes conhecidos da nossa região, como a Tainha, a Anchova e a Corvina. Gili também apresenta algumas carrancas que vão espantar todo o mau-olhado e trazer muito amor e paz para todos que visitam a exposição.


A exposição foi inaugurada durante as atividade gratuitas do Sarau de Inverno 2017 e segue aberta para visitação no Hotel Torres da Cachoeira. Venha conferir! Agradecimentos aos artistas e à Escola Municipal de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros, de São José, pela cortesia e colaboração!