Sou Renata Dania, designer e cofundadora do Clube do Bordado, e agradeço todas vocês que estiveram no Sarau de Inverno para conhecer um pouco mais sobre o bordado livre e usar as artes manuais para se expressar criativamente

Em um mundo globalizado onde tudo está a um clique de distância, encontrar tempo para se dedicar a uma técnica ancestral como o bordado é se conectar com um saber tradicional e com o tempo precioso que as coisas levam para serem  feitas pelas próprias mãos. No coletivo Clube do Bordado, buscamos aliar esse saber aos temas, dúvidas e anseios contemporâneos.

Por isso, desde 2014, nossas coleções englobam ilustrações e bordados exclusivos que trazem reflexões sobre sexualidade, fluidez de gênero e outros assuntos vistos sob a ótica feminina. Além dos produtos relacionados ao feito à mão, usamos as redes sociais como principal plataforma para ampliação do conhecimento e troca de saberes, abrindo um caminho de educação e empoderamento para além da técnica do bordado. Essa atualização faz com que, hoje, sejamos referência no mercado das artes manuais e do empreendedorismo criativo no Brasil, além de dialogar com artistas que empregam essa técnica ao redor do mundo. 

No dia 23 julho nós participamos do Sarau de Inverno com um bate-papo bem agradável sobre bordado livre e também falei um pouco sobre a história do Clube do Bordado. Espero rever todos em breve para renovarmos as ideias. Encontros assim são ótimos para nos inspirar para produzir ilustrações e bordados, expressando-se criativamente em um mundo de possibilidades de linhas, agulhas e tecidos!

QUER COLABORAR COM A PRÓXIMA EDIÇÃO DO SARAU NA ILHA?

Agradeço também as participantes da oficina de bordado que aconteceu no dia 24, dia seguinte do Sarau de Inverno. Nesse dia trabalhamos as principais técnicas e tipos de acabamento que usamos nas criações do Clube do Bordado. Este é um modelo de curso que temos apresentado no Brasil e na Europa. Foi uma grande satisfação estar com vocês!

Quem estiver em Floripa e quiser ver os bordados artísticos que criamos especialmente para o Sarau de Inverno, é só passar no Hotel Torres da Cachoeira. Aproveite para ver as outras exposições de arte e de minijardins que compõem os ambientes de exposição do hotel. Entrada franca.

 


Conheça as criações do Clube do Bordado no YouTube, perfil no Instagram, e  no Facebook