Uma das paisagens mais visitadas de Floripa, a Praia dos Ingleses, no norte de Florianópolis tem atrações durante o ano inteiro. - por B. Sampaio

A praia com mar calmo e areia fina é um destino bem familiar. Com quase 5 quilômetros de extensão, as duas costas são atrações à parte. Vale conhecer as trilhas da costa norte durante a baixa temporada, pois nessa época os trechos usados pelos "olheiros" de tainha são limpas pela comunidade de pescadores locais, e por isso são seguras, levando a lindas paisagens de mar azul que quebra nos costões de pedra. No topo do morro, durante o inverno, é possível acompanhar o tradicional cerco que as embarcações fazem nos cardumes de tainha. 

Durante o ano todo o turista encontrará bastante atividade e ótimos restaurantes no Centrinho dos Ingleses. Uma sugestão de alta temporada é alugar pranchas de sandboard e aproveitar as dunas que ficam na costa direita da praia. A costa direita, além de dunas e trilhas, tem inscrições rupestres e interessantes indícios de Sambaquis. Aos mais aventureiros fica a sugestão de interagirem com a comunidade local e com os pescadores para pedir dicas para fazer a trilha que atravessa as dunas entre a Praia dos Ingleses e a Praia do Santinho. Leve bastante água, e não esqueça o boné, calçados e protetor solar! 

Distância de carro: 

  • Aeroporto - INGLESES: 40 Km
  • Rodoviária/Centro - INGLESES: 34 Km
  • Centrinho da Lagoa  - INGLESES: 26 Km
  • Hotel Torres da Cachoeira - INGLESES: 9 Km

Veja mais...

Pesca de Tainha nos Ingleses

Série de fotos em preto e branco de B. Sampaio representam a tradicional pesca artesanal da tainha que acontece exclusivamente no inverno e movimenta as comunidades pescadoras durante a baixa temporada em Florianópolis.

"Sarau na Trilha"

Nessa série de posts o blog Sarau na Ilha mostra alguns cenários da linda Ilha de Santa Catarina. Venha para Florianópolis!

CRÉDITOS | Fotos: Bruno Sampaio | Editoria: ZN Cultural | Apoio: Hotel Torres da Cachoeira